sexta-feira, julho 28, 2006

3ª EDIÇÃO DO FREAK SHOW PROVA ORAL - NO TERTÚLIA CASTELENSE



A 3ª edição do Freak Show da Prova Oral foi realmente um sucesso e, por isso decidimos partilhá-lo com todos aqueles que não conseguiram (mas que gostariam muito) lá estar.

O texto de hoje será um alinhamento (curto) do que poderão ouvir a partir das 19h, nas Antena 3.

Primeiro um agradecimento especial para o Café-Bar Tertúlia Castelense (no Castêlo da Maia) que acolheu toda a equipa da Prova Oral e Convidados (tanto artistas como ouvintes) da melhor forma. Vão até ao site: http://www.tertuliacastelense.com/, e vejam com os vossos próprios olhos que é realmente um espaço a visitar!! Muito obrigada!

Ora então, vamos ao programa das festas...

A abertura apoteótica desta edição do Freak Show ficou a cargo de um grupo de bailarinas dessa bela e afrodisíaca dança, que é a Dança do Ventre! E a quem temos de agradecer esses momentos deliciosos? Ah, pois é!! À bela professora de Dança do Ventre do Holmes Place da Boavista, Rose, e a três das suas alunas... Adorámos! Obrigada.

Seguiu-se um momento de poesia, encabeçado pelo Duo Exótico Sandra Salomé e Isaque Ferreira, em representação do colectivo poético Caixa Geral de Despojos, que nos apresentaram textos de Alberto Pimenta, João Habitualmente e Hall Sirowitz.

O número que se seguiu foi uma estreia nos palcos portugueses e, em qualquer palco por esse Mundo a fora! De seu nome Nuno Dantas e, acompanhado pela sua guitarra ele preencheu a nossa noite com alguns temas nossos conhecidos mas... cantados à sua maneira!

A noite seguiu com outra estreia, desta vez em Stand-Up, com um ouvinte da Prova Oral que se prontificou a testar os seus textos perante um público atento e bastante crítico! Nuno Cordeiro... brilhou no palco do Freak Show!

E, como não podia deixar de ser, a magia aconteceu no nosso espectáculo... desta vez pelas mãos do Mágico João Miranda... http://www.joaomiranda.com/ ... não deixem de lá passar!

Para fechar este Espectáculo (no verdadeiro sentido da palavra) tivemos dois Convidados Especialíssimos... (não que os outros não tenham sido... nada disso!).

A magia continuou neste Freak Show através da percussão do grupo Be-dom. O espectáculo deles é essencialmente musical mas, ao juntarem a componente teatral porporcionam momentos de puro entretenimento e envolvimento com o público. Foi uma actuação estrondosa!!! Podem encontrar mais informação no site: http://www.be-dom.com/

Bastará dizer que pisaram o palco do Tertúlia Castelense, na noite de 24 de Julho, Hugo Sousa e José Cid... cada um a mostrar a sua arte no seu melhor!!!

E foi isto... muito obrigada a quem participou, a quem assistiu à nossa 3ª edição do Freak Show e, a todos os que nos acompanham diariamente das 19h às 20h, e, das 6h às 7h, de 2ª a 6ª feira.

Boas Férias! Até ao nosso regresso...

quinta-feira, julho 27, 2006

Energias Renováveis. Última emissão em directo. Amanhã, Freak Show.



Hoje, na Prova oral vamos falar sobre energias renováveis e o que podemos vir a fazer com cada uma delas. Talvez por ser esta a última emissão gostaríamos que todos, sem excepção participassem com uma opinião, como se com isso fosse a vossa forma de dizerem obrigado e boas férias.

Bem sabemos que não é um tema tão apetecível quanto outros ( não se pode estar sempre a falar em sexo) , mas é muito importante que falemos sobre isto e percebamos o que está a ser feito.

Depois, por ser o último programa em directo, (amanhã será a difusão do Freak Show realizado na passada segunda feira, na Tertúlia Castelense na Maia) gostaríamos que nos dessem sugestões para a próxima temporada bem como comentários daquilo que acharam melhor ou pior nestes últimos meses. Podem também dar ideias para novos temas que ainda não tenham sido abordados e nomes que ainda não tenham vindo à prova oral.

Finalmente, de novo um agradecimento especial a todos aqueles que se juntaram a nós no Bar Social no Porto ( era notório o saudável convívio) e pronto, desejar-vos umas boas férias e a promessa de regressarmos com sangue novo no ínicio do mês de Setembro. O senhor director disse que seria a 4 de Setembro. É só para que conste.

Entretanto, fiquem atentos ao nosso blog. Mesmo estando de férias é bem possível que demos notícias.

Antecipadas Saudades/ Comissão Executiva Prova Oral

quarta-feira, julho 26, 2006

Tema Livre na Prova Oral. Festa de Despedida no Bar Social em Matosinhos.


E hoje, quando já toda a equipa pensem em comer uma francesinha ( com dose de molho reforçada ohh faxa vor!) visto estarmos a caminho da cidade invicta para a grande festa de despedida da prova oral, urge fazer aquela que será a última emissão com a dupla alvim/bulha, antes de um merecido período de férias que irá durar todo o mês de Agosto.

De resto, para os menos atentos, saibam que hoje a partir das 22.30 estaremos em Matosinhos, no Bar Social, para um agradável ( como gosto do termo agradável!) convívio entre todos numa noite que contará com as actuações da famosa dj Raquel Bulha, do não menos conhecido e reputadíssimo DJ Fernando Alvim e a estrela mundial Nuno Reis, apresentador da Caixa de Ritmo que aceitou o nosso convite depois de lhe termos prometido uma francesinha ao melhor nível.

Posto isto, não hajam dúvidas que será imperdoável a vossa ausência ( http://www.obarsocial.com/) e que estaremos à vossa espera. Entretanto, como seria de esperar o tema de hoje é livre, podem falar exactamente do que quiserem, fazerem até questões aos apresentadores e restante produção, contar histórias vossas e revelar teses bizarros que entretanto tenham elabora desde que percebam que isso, de algum modo, pode contribuir para o entretenimento do programa. Também cantar ( porque não?) contar uma piada ( boa, de preferência!) ou denunciar uma situação que vos inquiete. Podem fazer o que quiserem desde que não fiquem calados na última emissão da prova oral com a dupla alvim/bulha.

De resto, hoje no final do programa teremos uma importante revelação a fazer porque achamos que os nossos ouvintes merecem saber antes o que os outros saberão depois. Estejam atentos aos últimos minutos e até logo, em Matosinhos – perto do castelo do Queijo – no Bar Social.

terça-feira, julho 25, 2006

O amor com Inês Pedrosa com Fernando Pinto do Amaral

O amor com Inês Pedrosa com Fernando Pinto do Amaral


É verão, está um calor que não se aguenta, os olhares são agora menos inocentes, os corpos agitam-se, convidam-se, as paixões florescem, as músicas que se ouvem na rádio ganham outros contornos, liga-se mais às letras, pensa-se mais nas letras, é curioso mas as letras de verão na sua grande maioria trazem a palavra liberdade, paixão, independência em grande parte delas, uma frase nos assalta a alma como se fosse um diabo pequeno “ Aproveita o dia, aproveita o dia!” e porque estamos de férias, ou porque estamos no Verão, ou porque está o tal calor que já aqui referirmos, ou porque nunca tinhamos reparado na colega da frente cujo vestido nos observá-la como nunca antes o havíamos feito, apaixonamo-nos mais facilmente chegando mesmo a descobrir aqui mesmo um novo amor.

Podíamos falar sobre amores de verão mas isso seria coisa demasiado redutora, por isso , preferimos dedicar o tema ao amor, apenas e só ao amor. Procurando de novo a resposta ao maior enigma de todos: O que é o amor? De que falamos quando falamos de amor? Quando é que percebemos que amamos alguém? Quando foi a primeira vez e a última? O amor platónico? O amor que nunca tivemos? As pessoas que nunca conseguem amar? As pessoas que já tiveram paixões impossíveis? Falemos pois de amor, desse amor, deste amor.


Com os escritores Inês Pedrosa e Fernando Pinto do Amaral. Hoje, a partir das 19 na Prova Oral.


P.S - Entretanto, temos que agradecer a todos aqueles que encheram por completo o Tertúlia Castelense presenciando assim a uma histórica edição do Freak Show. Aos artistas, ao público queremos agradecer muito por perceberemos que vale mesmo a pena fazermos coisas como esta. A Quarta está a caminho, mas entretanto, já na próxima Quarta feira, amanhã, pelas 22 horas, a prova oral faz a sua festa de despedida no bar social no Porto, convidando de novo todos os ouvintes da Prova Oral a juntarem-se para uma festa que se prevê apoteótica. Dj Raquel Bulha irá levar as suas músicas, DJ Fernando Alvim e Nuno Reis da Caixa de Ritmos segue em frente. É bom que não faltem a uma coisa destas. ( www.obarsocial.com)

segunda-feira, julho 24, 2006

As mulheres e o sexo nas férias. O Freak show da Prova Oral

É hoje, é hoje, é hoje que chega finalmente a terceira edição do Freak show que como sabem ou deveriam saber, realiza a partir das 22.30 na Tertúlia Castelense na Maia.

Depois das duas primeiras edições que revelaram ao mundo talentos como o Pavaroti português, o mágico Tosta Mista, Duarte Barrilaro Ruas num número de strip tease e Toy ( esse mesmo) a cantar blues, pois bem, a edição desta ano , promete superar as anterior e trazer ao palco do Tertúlia. Vejam só:

- Magia com João Miranda
- Poesia com dois dos elementos da Caixa Geral de Despojos
- Dança do Ventre produzida pela equipa do Holmes Place da Boavista
- Espectáculo de Percussão (com Be-dom)
- Música com Nuno Dantas ( cantor injustamente ignorado até hoje!)
- e para um final apoteótico, o grande José cid numa actuação que se prevê memorável.

Tudo isto num espectáculo que será aberto formalmente pelo nosso ouvinte Brás, o embaixador da Galafura,e apresentado posteriormente por Raquel Bulha e Fernando Alvim. Possivelmente, haverá ainda palhaços e stand up. Não se esqueçam que ainda esta semana, a prova oral está de novo no Porto , desta vez para assinalar a festa de despedida do programa que estará de férias durante todo o mês de Agosto e regressa em Setembro. A festa está marcada para esta Quarta Feira no Bar Social em Matosinhos, a partir das 22 horas. Posto isto, o tema do dia, é no mínimo pertinente. Um estudante recente que só amanhã será divulgado em Portugal, afiança que 50% das mulheres procuram uma oportunidade de romance de Verão. O estudo surpreende pelos números que revela e diz mesmo, que 50 % das mulheres estão mais activas durante as férias, 19% dispostas a uma one night stand e 15% admitindo não usar qualquer método contraceptivo.

Tudo isto num espectáculo que será aberto formalmente pelo nosso ouvinte Brás, o embaixador da Galafura,e apresentado posteriormente por Raquel Bulha e Fernando Alvim. Possivelmente, haverá ainda palhaços e stand up.

Não se esqueçam que ainda esta semana, a prova oral está de novo no Porto , desta vez para assinalar a festa de despedida do programa que estará de férias durante todo o mês de Agosto e regressa em Setembro. A festa está marcada para esta Quarta Feira no Bar Social em Matosinhos, a partir das 22 horas.



Posto isto, o tema do dia, é no mínimo pertinente. Um estudante recente que só amanhã será divulgado em Portugal, afiança que 50% das mulheres procuram uma oportunidade de romance de Verão.

O estudo surpreende pelos números que revela e diz mesmo, que 50 % das mulheres estão mais activas durante as férias, 19% dispostas a uma one night stand e 15% admitindo não usar qualquer método contraceptivo.


Em estúdio, teremos como convidada, a psicólogo Ana Simões que nos irá explicar em pormenor o que diz na verdade este estudo e contamos naturalmente com a opinião de todos vocês , bem como relatos tórridos de Verão, que tresandem a maresia, que nos façam sentir areia nas virilhas.Aproveitem a nossa convidada e façam-lhe perguntas sobre o tema e sem ser sobre o tema. Durante a emissão o afamado repórter Alvim ( que agora vos escreve) fará intervenções em directo da Tertúlia Castelense com alguns dos intervenientes da cerimónia de hoje. Relembramos que a entrada é livre e que vossa presença é mais do que obrigatória. Até logo.

sexta-feira, julho 21, 2006

99 CERVEJAS+1 COM FRANCISCO JOSÉ VIEGAS


Leve, estupidamente fresca, encorpada, loira ou mais morenaça, suave, aveludada, cremosa. Estes poderão ser apenas alguns dos requisitos para se apreciar esse líquido dos deuses, a cerveja.

Ontem falámos de gastronomia e outras coisas que tais hoje interessa-nos o líquido com ou sem comida, essa dica e outras serão avançadas por Francisco José Viegas. É essa grande figura que volta à Prova Oral para mostrar o seu novo livro editado pela Esfera dos Livros. Chama-se, precisamente, 99 cervejas + 1 Ou como não morrer de sede no inferno. Um guia essencial para quem gosta de se deleitar com estes pequenos prazeres da vida. Não só é feita a exposição e apresentação dessas cervejas como, no final, reúne 10 indicações para provar uma cerveja. Tarefa que muitos a tomam com muita ligeireza mas, certo é que, depois desta emissão, não profanarão jamais qualquer cerveja!

Liguem o 800 25 33 33 e contem-nos as vossas aventuras da cevada. Quais as que mais apreciam, porquê? Que sensações, para além de tirar a sede, vos provoca este líquido que, tal como o vinho, há que saber prová-lo. O nosso convidado acha a tarefa da prova cientifica. Como é a vossa? Basta muito sol e uma boa esplanada?

Das 19h às 20h é a hora da prova, tomara que literal (mas isto é só um desabafo).

quinta-feira, julho 20, 2006

Gastronomia na Prova Oral com João Gobern. Passatempo Pixies.



João Gobern é jornalista desde 1982 e desde aí dedicou-se à crítica musical, televisiva e gastronómica, passando por publicações como o Independente, Sete, Visão, Fócus, Sábado, Dna do Diário de Noticias e Diário Económico. É precisamente devido a estes dois último que o convidamos, porque era exactamente aí que escreveu as suas recentes críticas gastronómicas que agora reunidas no livro “Boca Doce”.

Um livro, já se vê, que critica sem piedade cada um dos restaurantes visitados e que nos faz saber um pouco mais sobre os segredos dos melhores, os defeitos de alguns, o que se pode e deve melhorar, o que não se pode tocar, o que devia ser elevado a património da humanidade, aquele prato que só ali se encontra, a funcionário mais simpático, o cozinheiro mais singular.

Já perceberam, está aí o verão e apetece falar sobre estes prazeres. Falar sobre aquele jantar com aquela pessoa, ou aquele grupo de amigos, aquele restaurante onde jamais voltariam a encontrar uma refeição igual, qual o melhor restaurante? Qual o melhor vinho? Qual o melhor prato de sempre e onde é servido? Onde é que se come a melhor francesinha? Já agora como é que se faz o molho? Podem aqui revelar uma boa receita culinária, um bom conselho, uma opinião gastronómica de grande elevação.

Falemos pois de comida, de Gastronomia na prova oral com João Gobern a partir das 19 e atenção, muita atenção, a melhor opinião de hoje vai ganhar dois convites para o concerto dos Pixies, hoje à noite, na Pavilhão Atlântico em lisboa. Para participar, basta deixarem a vossa opinião e o vosso endereço de email para o caso de sairem vencedores. às 8 da noite, será revelado o vencedor.


quarta-feira, julho 19, 2006

OS 150 ANOS DE FREUD COM A PSICÓLOGA ISABEL LEAL


Sigmund Freud nasceu há 150 anos e mais alguns e com ele nascia também a psicanálise. Freud não foi uma pessoa consensual porque as suas teses e questões que se tornariam públicas faziam um corte radical com o passado e muitas das vezes quebrava tudo o estava instituído até aí.

Freud foi um homem diferente dos outros e só assim se compreende que por todo o lado se multipliquem as acções que celebram o seu nascimento e lhe prestam homenagem. Entre muitas outras coisas, Freud tentou encontrar uma explicação de operar o inconsciente, dividindo-o em 3 partes: o id, o superego e o ego. Descreveu duas pulsões antagónicas: Eros e Tanatos e é claro introduziu ao mundo o complexo de édipo, descrito como a fase onde as crianças se fixam no progenitor do sexo oposto.

Está bom de ver que Freud é o tema de hoje da Prova Oral e seria interessante fazerem perguntas ou comentários que possam ter a ver com o seu universo. Isabel Leal, também ela psicóloga é a nossa convidada e está à espera das vossas dúvidas ou receios.

A partir das 19, 800 25 33 33.

terça-feira, julho 18, 2006

José Cid na Prova Oral




E de repente, todos falam em José Cid. Bastaram dois concertos no renovado Maxime para José Cid assistir a um novo fôlego na sua carreira e perceber que ainda está a tempo de fazer muito.

Quem não se recorda de clássicos orelhudos como “ Na cabana junto à praia” “ A lenda de el rei d. Sebastião”, “20 anos”, “Ontem, hoje e amanhã” , “Cai neve em Nova Iorque” e um sem número de outros êxitos que não caberiam nesta introdução.

Não hajam dúvidas, José Cid está de volta para celebrar o lançamento de uma colectânea que junta algumas das suas melhores baladas e aproveita para responder a todas e quaisquer perguntas que lhe sejam feitas durante a emissão. A este propósito saibam que Cid virá acompanhado de um pequeno piano para interpretar alguns dos temas que estão aqui incluídos. E quanto ás perguntas ou opiniões, saibam que as melhores serão premiadas com um exemplar deste novo disco.

A pedido de todos, José Cid de volta na Prova Oral. Hoje, a partir das 19. Linha directa: 800 25 33 33.

segunda-feira, julho 17, 2006

COMÉRCIO? É JUSTO!


Quantas vezes não se deram conta de estarem a comprar o que não necessitam verdadeiramente? Outras tantas, compram por arrasto: O vizinho comprou uma moto serra especial para aparar o arbusto do seu quintal e nós temos que ter uma ainda mais potente. É isso, toda a gente sabe, estamos cada vez mais consumistas, é a "paga" do desenvolvimento global onde existem tantas desigualdades. É claro que estes desabafos são do lado do consumidor mas há uma outra parte, importante, que nós "comuns mortais" raras vezes pensamos... então e os produtores?

É sobre Comércio Justo que se fala hoje na Prova Oral, a Gabriela Silva é da Associação Reviravolta, vai estar nos nossos estúdios do Porto e, para quem não sabe o que é isto do Comércio Justo, achamos justíssimo que oiçam o que a Gabriela tem para dizer e visitem o site http://www.reviravolta.comercio-justo.org/ .

Aqui fica uma breve explicação desta reviravolta: "A Associação Reviravolta é uma associação de âmbito local, sem fins lucrativos, criada em 2000 com o objectivo de promover o Comércio Justo e Solidário através da abertura de espaços de venda de produtos do Comércio Justo e Solidário (Lojas do Comércio Justo ou "Worldshop") na cidade do Porto e da realização de campanhas de sensibilização e pressão política, em nome de um consumo responsável que tenha em conta valores éticos associados à produção."

Já alguma vez fizeram compras neste comércio? É que, bem vistas as coisas, já existem muitas lojas em Portugal: Porto, Lisboa, Peniche, Coimbra, Barcelos, Braga, Amarante, Almada e Faro - todas elas com associações e sítios na net onde se pode tirar mais informações - Se sim, a partir de quando é que sentiram este tipo de preocupação de justiça não só comercial mas também social e ambiental? Quando vão ao supermercado vêm o rótulo de origem dos cogumelos, das bananas, dos brócolos e das batatas, ou compram pelo aspecto e preço?

Façam a vossa lista de compras no carrinho da Prova Oral e poupem, poupem muito e, já sabem, se encontrarem mais barato, devolvemos a chamada pelo 800 25 33 33, depois das 19h!

sexta-feira, julho 14, 2006

Relações na Internet com Rita Marrafa de Carvalho





Com a entrada em cena da internet muitos foram aqueles que perceberam desde o início que o novo meio poderia ser uma forma eficaz de conhecer novas pessoas e quem sabe até mesmo o amor que há tanto perseguia.

Primeiro foi a febre do IRC( com a história dos nicks ), depois o messenger ( coisas diferentes já se vê) e recentemente o hi5 e o myspace.

Penso que já o terei dito e admito aqui que sou um adepto confesso do hi5 e myspace enquanto sempre admiti o meu ódio ao IRC. Porquê? - perguntarão. Passo a explicar: O IRC era um meio privilegiado para que sob a capa do nick, sob o anonimato que ele nos conferia, se pudessem dizer as maiores alarvidades de uma forma absolutamente impune. Isto é, sem que ninguém visse a nossa cara para nos poder responsabilizar e apontar o dedo. É evidente que se podem dar dados falsos – nome e fotos – também no Hi5 ou no my space mas decerto saberão que alguém com o mínimo de inteligência percebe imediatamente isso. E assim, a vantagem é esta, a cobardia passou a não ser tolerável na net, a frontalidade das pessoas é agora uma mais valia, feio ou bonito, as pessoas documentam-se de fotos dizendo “ Este sou eu. Estes são os meus amigos. Esta é a minha casa. Estas foram as minhas férias.” Isto é, não há nada a esconder e ainda bem.

Posto isto, falemos então de Rita Marrafa de Carvalho e do seu livro que acaba de ser lançado e que fala sobre um homem e uma mulher que trocam emails durante dois anos sem nunca se conhecerem até á inevitabilidade física de o fazerem. Será isto verdade? Terá isto acontecido ou só está no papel? Que pensará Rita do Hi5? Terá sido adepta do IRC , terá tido um nick preservo como freirinha diabólica?


É isso que tentaremos saber hoje a partir das 19 em mais uma emissão escaldante da prova oral. Contamos convosco para que nos relatem histórias de relações que já estabeleceram na internet e já agora os melhores emails que alguma vez terão recebido. Exactamente, qual terá sido o email que receberam até hoje? Se for realmente, enviem-nos para nós através daqui ou via: provaoral@rdp.pt

quinta-feira, julho 13, 2006

Morangos com Açúcar: Como explicar o fenómeno?!






Há muito que perseguíamos esta possibilidade e finalmente conseguimos. Antes de tudo, deixem-nos revelar que quando avançamos para este tema, pareceu-nos que seria bem mais útil entrevistar quem escreve, quem faz o argumento da série em questão do que propriamente qualquer um dos actores. Como decerto compreenderão, os actores limitam-se unicamente a reproduzir o que lhes é escrito pelo que quando falamos de conteúdos devemos ir ter com a génese de tudo, neste caso, os argumentistas.


Foi o que fizemos e hoje, na Prova Oral, vamos ter 3 argumentistas dos Morangos com Açúcar, a série mais popular dos últimos anos . Eles são: Inês Gomes, Lígia Dias e Vasco Domingues .


Como escrevem? Em que medida têm noção que podem influenciar o comportamento do target etário que atingem, com se escreve o argumento para uma série como esta, em que se baseiam, onde o fazem, qual o episódio ou cena mais vista de sempre, qual a situação que tiveram que alterar, quais os personagens mais emblemáticos, como decorreu o casting, como será desenhado o futuro da série, qual o segredo para se manterem durante tanto tempo nos lugares cimeiros de audiência? Sentirão o peso da responsabilidade ao perceberem a influência que tem aquilo que escrevem? Que relação têm com os actores? Qual a situação mais polémica que viveram? Terão já cortado cenas? - Estas são apenas algumas das perguntas que lhes poderemos fazer, às quais deverão juntar as vossas, bem como opiniões que importem difundir e até episódios que tenham assistido com alguém que seja fã incondicional dos Morangos com Açúcar.

Hoje, a partir das 19, vamos seguramente compreender melhor o fenómeno Morangos com Açúcar. Linha Morangos: 800 25 33 33

Última Hora: Prova Oral


Fotos dos Açores com os Premiados. 3ª Edição do Freak Show Na Tertúlia Castelense na Maia. Festa Prova Oral no Bar Social – Matosinhos.


De facto, não há fome que não dê em fartura e as novidades são mais do que muitas a pouco mais de quinze dias do final de mais uma temporada de Prova oral. Recorde-se que o programa vai de férias durante todo o mês de Agosto regressando apenas em Setembro, mas antes – e perante reclamações várias vindas do Norte – decidiu fazer os seus dois últimos eventos exactamente aí.

3ª Edição Freak Show. Dia 24 de Julho. 22 horas. Tertúlia Castelense. Maia.

Tudo vai acontecer na última semana de emissões, primeiro com a terceira edição do Freak Show, que será numa segunda-feira, a partir das 22 horas, dia 24 de Julho. A entrada é livre e neste momento estamos ainda a aguardar algumas confirmações para que já na próxima semana possamos adiantar os nomes que estarão presentes. De entre alguns que já passaram em anteriores edições destaque absoluto para o Pavarotti Português, para a contorcionista, para o mágico Tosta Mista, Stand up de Grozny, Striptease com Duarte Barrilaro Ruas, Poesia com Anões etc e tal. Se conhecem alguém com talento suficiente para ir a um freak show com esta elevação ( podem ser vocês próprios) escrevam-nos para: provaoral@rdp.pt e deixem o nome que sugerem ou então o vosso contacto. Mais informações em: www.tertuliacastelense.com

Festa Prova Oral. Dj Alvim & Bulha. Dia 26 de Julho. 22 horas. Bar Social. Matosinhos

Depois disto e dois dias depois do Freak show chega a vez da festa de despedida da Prova Oral com música a cargo de Raquel Bulha e Fernando Alvim, dois creditados dj’s que se juntam a um convidado especial que a todo o momento divulgaremos. A festa será a meio da semana, Quarta-feira, dia 26 de Julho, no Bar Social em Matosinhos. A entrada é livre e tudo começará por volta das 22 horas. É uma excelente oportunidade para estarmos juntos e pagarem um copo aos apresentadores. Mais informações em: http://www.obarsocial.com/



Fotos dos Vencedores da última edição do Ok Ko com David Fonseca



Se bem se recordam a última edição do ok ko contou com a presença de David Fonseca que teve a palavra final na decisão de escolher o casal vencedor. Recordamos que estavam em competição 6 pessoas de sexos opostos e que o vencedor ganharia um fim-de-semana aos açores, para assistir ao concerto David Fonseca que aproveitaria a ocasião para oficializar o lançamento do seu novo single “ Our Hearts will beat as One”. Já esta semana, chegaram as fotografias que documentam o encontro entre os dois ouvintes vencedores ( recordamos que eles não se conheciam até à data), a ilha onde tudo aconteceu e claro imagens do próprio David Fonseca. A carta começa assim e as fotos dizem o resto.


"Olá! Aqui estão as fotos da viagem aos Açores. Depois passo pelo blog para as ver publicadas :) Espero que consigam transmitir o óptimo fim de semana que foi. Muito animado, andámos sempre juntos e a comitiva do David Fonseca é fantástica, sempre muito atenciosos!

Beijinhos e muito obrigada por esta experiência! :)

Susana Micaelo "


quarta-feira, julho 12, 2006

Urgências na Prova oral


Hoje, Luis Filipe Borges , Margarida Cardeal e Tónan Quito entram em estúdio para falar sobre o segundo tomo do espectáculo urgências que de novo sobe ao palco do Teatro Maria matos com textos de Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Pedro Mexia, Susana Romana e Tiago Rodrigues. Neste dia, o objectivo é dizermos exactamente o que é urgente dizer, denunciar, revelar ao mundo.

E há tanta coisa urgente para para dizer, por exemplo, que não se diz sósicha mas sim salsicha, que não existe sófá mas sim sofá, que o gelado Fizz de Limão já devia ter voltado há muito tempo, que a selecção fez um bom resultado no mundial mas que se foi safando, apenas isso, que não é bonito que uma retroescavadora acorde as pessoas às 04.30 da manhã porque decidiu deitar um prédio abaixo exactamente a essa hora, que o Benfica ainda não se reforçou convenientementemente, que é urgente dizerem vocês alguma coisa nesta emissão.


As melhores urgências que nos chegarem via blog ou através do email (provaoral@rdp.pt) vão ganhar entradas duplas para o espectáculo. Vamos mostrar as nossas melhores urgências. Hoje, a partir das 19. 800 25 33 33.
P.s – O vencedor do livro “ Amar depois de Amar-te” de Fátima Lopes foi o Arcebispo de Cantuária. Já em relação ao passatempo do Salão Erótico de Lisboa os vencedores são Rui Cubano, o Poing e o Jakim José. Todos eles vão receber uma entrada dupla para o festival Erótico de Lisboa que decorre na fil no Próximo Fim-de-semana. Reclamem o vosso prémio para provaoral@rdp.pt e falem com Alexandra coelho.

terça-feira, julho 11, 2006

Relações Partidas com Fátima Lopes


E tudo começou assim: Fátima Lopes estava a trabalhar na empresa de audiotexto Interinfo (chamadas de valor acrescentado) que tinha um contrato de exclusividade com a SIC. Tinha havido um grande "boom" das telecomunicações e a estação estava interessada em linhas telefónicas de informação ou passatempos. Fátima Lopes, responsável pela área comercial, foi encarregada de gerir a conta deste cliente e começou a passar cada vez mais tempo nas instalações da SIC. O tempo suficiente para fazer com que Emídio Rangel, naquela altura director da estação, visse nela uma forte possibilidade para substituir Alexandra Lencastre no programa “ Perdoa-me”. Foi exactamente o que aconteceu e depois daí, seguiram-se outros programas que lhe deram uma imensa popularidade como são disso exemplo All You Need is Love, Surprise Show, Fátima Lopes, SIC 10 Horas e mais recentemente Fátima, que apresenta todos os dias na Sic, entre as 11 e as 13.

Fátima Lopes é então a nossa convidada, hoje não aparece na televisão mas na rádio, e aqui, hoje, vem para falar sobre o seu primeiro livro que se chama “ Amar depois de Amar-te”. O livro, que se lê em pouco mais de 4 horas ( foi exactamente o tempo que demorou aqui o escriba) conta 3 histórias sobre 3 mulheres diferentes mas em alguns aspectos coincidentes. Todas elas são inicialmente abandonadas, perdem por inerência a sua auto-estima e tentam arranjar coragem para sair dali, como se estivessem aprisionadas. É claro que poderia contar-vos mais mas um livro é como um filme onde nunca se deve contar o final da história.

Ora se nós não podemos contar a história, vocês podem e o queremos é exactamente isso. Que nos contem histórias de encontros ou desencontros, de ruptura, perseguição, ciúme, de amor-ódio-amor ou se assim preferirem ódio-amor-ódio, de histórias simples com principio, meio e fim ou só com principio e sem fim. Queremos boas histórias como um pão estaladiço a sair do forno, imaginando ao escreverem-na as sensações que estarão a provocar a quem as ouve. E o esforço , será compensado, pois as melhores, as 2 melhores, sejam elas tristes ou alegres vão receber um exemplar do livro de que agora falamos.

Naturalmente, podemos também falar sobre a sua carreira, de momentos que possamos ter assistido e dos programas de televisão que entretanto apresentou. Era interessante falarmos igualmente dos programas da manhã ( vista Fátima fazer um) e perceber qual o caminho a seguir. Qual o Target Etário que querem atingir? Que classes sociais predominam? O que é importante num programa da manhã? Qual o convidado que lhe deu mais prazer entrevistar e que incidente se recorda ainda hoje de ter vivido em directo ( há sempre um!).

Hoje, a Prova Oral, tem um tema à Fátima Lopes e a convidada é exactamente ela. Falemos pois de Relações Partidas por aqui ou via 800 25 33 33.



P.s - Na quarta, Luis Filipe Borges , Margarida Cardeal e Tónan Quito entram em estúdio para falar sobre o segundo tomo do espectáculo urgências que de novo sob ao palco do Teatro Maria matos com textos de Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Pedro Mexia, Susana Romana e Tiago Rodrigues. Neste dia, o objectivo é dizermos exactamente o que é urgente dizer, denunciar, revelar ao mundo. As melhores urgências que nos chegarem via blog ou através do email (provaoral@rdp.pt) vão ganhar entradas duplas para o espectáculo.-

segunda-feira, julho 10, 2006

O Mundial de Futebol de 2006






Bem vindos a mais uma semana de Prova Oral , ainda sem Raquel Bulha que continua de férias , mas alguns convidados que podem fazer a diferença.

Para que conste, na Terça-feira a convidada é a apresentadora Fátima Lopes que acaba de editar um livro “Amar depois de amar-te" uma obra que fala de mulheres para mulheres e que lembra que, mesmo quando a vida mais magoa, há sempre mais uma oportunidade para ser feliz.

Na quarta, Luis Filipe Borges , Margarida Cardeal e Tónan Quito entram em estúdio para falar sobre o segundo tomo do espectáculo urgências que de novo sob ao palco do Teatro Maria matos com textos de Filipe Homem Fonseca, Luís Filipe Borges, Nuno Artur Silva, Nuno Costa Santos, Pedro Mexia, Susana Romana e Tiago Rodrigues. Neste dia, o objectivo é dizermos exactamente o que é urgente dizer, denunciar, revelar ao mundo. As melhores urgências que nos chegarem via blog ou através do email (provaoral@rdp.pt) vão ganhar entradas duplas para o espectáculo.

Na quinta, vamos falar sobre o fenómeno da série Morangos com Açúcar, convidando não os actores mas exactamente aqueles que escrevem aquilo que eles dizem. Falamos dos guionistas da série de maior sucesso em Portugal da última década que aceitaram o nosso convite. São eles: Inês Gomes, Lígia Dias e Vasco Domingues .

Na sexta-feira, Rita Marrafa de Carvalho, repórter da Rtp vem explicar o enredo que pode estar por detrás de uma relação relação cibernética. O livro que agora edita fala sobre um homem e uma mulher que trocam emails durante dois anos sem nunca se conhecerem até á inevitabilidade física de o fazerem. Logicamente vamos falar sobre relações na internet.

Já hoje, Segunda Feira, dia 10 de Julho, a Prova Oral decidiu falar sobre o mundial que terminou ontem com a vitória da selecção Italiana que assim se sagrou campeã do mundo ( É impressão nossa ao mais de metade do nosso país estava a torcer por eles?)

Adiante. Queremos falar sobre o mundial , sobre a participação da nossa selecção, sobre os jogos que mais gostaram, os jogadores e as selecções que vos pareceram melhores, as revelações, as equipas desilusão e tudo aquilo que gostariam de dizer sobre este mundial.

Os convidados serão Alexandre Afonso e José Nunes, ambos comentadores desportivos da Antena 3 que irão aqui juntar na Prova Oral para dar o chuto que faltava a este mundial. Aceitam-se perguntas, opiniões e pontapés na bola.
Encontro marcado para hoje, às 19, na Prova O4ral. Não esqueçam a linha: 800 25 33 33

sexta-feira, julho 07, 2006

Tema Livre na Prova Oral


E pronto , eis que chegamos ao final de mais uma semana de emoções fortes com uma emissão histórica realizada ontem, onde as participações demonstraram grande elevação por parte do nosso auditório e onde , contra todas as expectativas tivemos imensas participações femininas. Possivelmente, um sinal dos tempo e ainda bem.

Antes de avançar para o tema, deixem-me dizer-vos que é importante perceberem que este blog é uma ferramenta essencial para o programa e que o mesmo deve ser usado com absoluta liberdade de expressão por parte de todos os intervenientes desde que, como vem no cabeçalho, a linguagem aqui difundida não ofenda nenhuma das pessoas. Não é necessário por isso o uso do palavrões nem muito menos a tentativa de quase monopolizar este espaço com mais do que uma mensagem ( o máximo deveriam ser duas) visto este blog não se tratar de um chat de conversação – sim, isto é um recado para o Rui Cubano que nos merece a melhor das considerações mas que tem que obrigatoriamente moderar o seu ritmo. Em relação ao caso decomadrid que habitualmente marca presença, é justo dizer-lhe que tem toda a legitimidade para o fazer desde que não seja de uma forma gratuita e levemente oportunista como o faz. Porque não fazer essa mesma referência ao seu blog, deixando uma opinião sobre o tema do dia? Não fiquem amuados, porque gostamos de vocês na mesma e queremos que continuem a ouvir-nos mas tinhamos que dizer isto sob pena de não sermos frontais como desde sempre vos habituamos.

Quanto ao tema de hoje, o tema irá ser livre. Podem por isso falarem sobre o que quiserem, promoverem os vossos blogs ( já agora quando o fizerem façam copy de um bom post que aí tenham escrito) , de futebol com o jogo da selecção amanhã, da televisão que temos e não temos, da vida propriamente dita e até de temas que gostariam de ver tratados em futuras edições.

Finalmente, está a ser prepara nesta momento a emissão especial da terceira edição do Freak show que vai ser realizada desta vez a norte. Se conhecerem talentos que possam fazer a diferença neste maravilhoso e bizarro espectáculo, digam-nos o quanto antes.

Por último, está a ser igualmente prepara uma ultima edição do ok ok, antes de entrarmos de férias durante todo o mês de Agosto. Quem quiser participar pode desde já inscrever-se através do nosso email: provaoral@netcabo.pt

quinta-feira, julho 06, 2006

Pornografia na Prova Oral




Há quase um ano atrás, se bem ser recordam a prova oral recebia Bibian Norai, uma das maiores figuras da indústria pornográfica espanhola que já em directo respondeu a tudo o que lhe foi perguntado com uma elevação fora de comum. De resto, existirem duas perguntas que lhe foram colocadas que se tornaram um marco até aos dias de hoje. As perguntas foram: Bibian, uma penetração convencional é pior paga que uma penetração dupla? e repararem agora na segunda: “ Bibian, se uma actriz porno engravidar durante as filmagens pode isso ser considerado um acidente de trabalho?

Duas boas perguntas que esperemos vos inspirem para outras tantas que podem e devem fazer não só a bibian norai que regressado um ano depois, mas também aos outros convidados que são o actor Max Cortés e as actrizes porno Sónia Baby e Dunia Montenegro.

Tudo isto a propósito do Salão Erótico de Lisboa que se realiza na Fil entre os dias 13 a 16 de Julho.

Fale-se por isso abertamente sobre o assunto ( de que outra forma poderia ser) e digam o que pensam da pornografia, dos filmes porno, da indústria envolvente, dos filmes, actores e actrizes que mais vos marcaram ( Filmes como A Garganta Funda são hoje referências para qualquer seguidor, actores como John Holmes, Tracy Lords tornaram-se lendas), e sobretudo não deixem nunca de ter elevação nos vossos comentários e mais ainda nas perguntas que sejam colocadas aos nossos convidados. As duas melhores perguntas levarão como prémio 2 entradas para a Segunda Edição do Salão Internacional Erótico de Lisboa.

Hoje, com a prova oral. 800 25 33 33

quarta-feira, julho 05, 2006

Que vinho beber em caso de vitória?


Num dia tão especial quanto o de hoje, onde a nossa selecção joga as meias finais contra a equipa francesa, é justo falarmos de algo mais do que o jogo e as nossas naturais ambições.

Por isso, porque acreditamos na vitória e não pensamos noutra coisa senão nisso, achamos por bem falar em vinhos e em particular numa nova revista que irá aparecer no mercada sob a designação de “ Wine Passion Magazine”.

Como o soubemos?

Pois bem, através de um email enviado pela nossa ouvinte Helena Duarte, que já participou em alguns temas e que agora, reparem, é directora desta publicação.

É ela já nessa qualidade ( Srªa directora já se vê!) que vem à prova oral falar sobre vinhos, os cuidados a ter, os melhores e os piores, os vinhos mais caros e mais baratos, os raros, quanto pode custar uma garrafa, é justo misturar vinho branco com 7up ( alguém ousa falar sobre a mítica receita que mistura vinho com cerveja e frutas?), quais os vinhos mais reputados a nível mundial e nacional, o que nos poderá trazer a sua nova publicação e muita atenção, que músicas se devem ouvir com um bom vinho e que vinho devemos beber hoje caso a nossa selecção vença o encontro.

Estamos naturalmente à espera das vossas pertinentes questões através deste blog e que viva Portugal, e que Força Portugal e que nada nos pare até à final! Viva Portugal!

800 25 33 33.

terça-feira, julho 04, 2006

Segredos Culinários com José Avillez



José Avillez, 28 anos, é um dos mais promissores chefes da cozinha portuguesa. Tendo como base o Hotel Albatroz, em Cascais, José Avillez aposta numa vertente inovadora da gastronomia, o Life Style Cooking, onde mistura os conceitos de catering, loja gourmet, consultoria gastronómica, cursos de culinária e jantares interactivos, onde os convidados podem participar na confecção da comida e no serviço do vinho ou simplesmente ficar a observar.
Participou no programa SIC 10 Horas, da estação de televisão SIC, onde apresentava semanalmente uma receita culinária. Para o futuro, já tem outros planos para programas de televisão.
José Avillez foi chefe de cozinha e proprietário do restaurante «100 Maneiras», em Cascais, restaurante que obteve o Prémio Revelação 2004 atribuído pela Revista de Vinhos. Foi ainda chefe consultor da Estalagem Senhora da Guia e do Hotel Albatroz.
Licenciado em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, com uma tese final dedicada à marca gastronómica de Portugal, cedo começou a interessar-se pela culinária. Frequentou cursos de cozinha ministrados pelo chefe Bruno Goussault e formou-se na escola Alain Ducasse, em Paris. Estagiou em cozinhas de alto nível como o Carlton Palace, Hotel Fortaleza do Guincho, Hotel Le Bristol de Paris, espaço Claude Troisgros, no Rio de Janeiro. Participou com Maria de Lourdes Modesto em acções da delegação portuguesa do movimento Slow Food e trabalhou com José Bento dos Santos na sua cozinha do edifício Mozart, em Lisboa, e na Quinta do Monte d’Oiro, onde foi responsável gastronómico.

Assim, o tema de hoje terá que versar a culinária, querendo a prova oral que sejam colocadas questões pertinentes a José Avillez de forma a que de uma vez por todas se tirem algumas dúvidas culinárias e se aprendam alguns truques.

Como fazer um bom caldo? ( hei não é desses!), como não confundir o molho Inglês com o bearnês, O que é o foie gras? Vinhos brancos só com peixe e carne com Tinto? O que é indispensável ter na despensa para não estar sempre a ir ao supermercado para seguir à risca uma qualquer receita?

José Avillez acaba de editar um livro onde responde a algumas destas questões e sobretudo promete que este livro é dedicado a quem quiser fazer pratos diferentes , usando o fogão caseiro e sem precisar de ter grandes conhecimentos.

Ao todo 140 receitas como são disso exemplo creme de ervilhas com ovos de codorniz escalfados e azeite de chouriço, robalo em crosta de ervas aromáticas, perna de cabrito assada com polenta de azeitonas e tomate seco, mousse de chocolate com pimenta rosa, flor de sal e azeite, etc e tal.

Posto isto, estamos á espera que juntem as vossas receitas culinárias onde demonstrem o vosso estilo pessoal e que nos espantem com o vosso talento. Para que fiquem com uma amostra, fiquem com uma receita do nosso convidado José Avillez: Eis:
Camarão tigre com risotto de açafrão

Ingredientes para 4 pessoas
280 g de arroz Carnarolli
4 camarões tigre; Caldo de bivalves q.b.
1 cebola picada; 1 dl de vinho branco
Azeite q.b.; Sal q.b.; 1 noz de manteiga
Açafrão em filamentos (12)
Pimenta q.b.; Pau de alecrim
39 g de manteiga de laranja
80 g de cebola frita (opcional)

Preparação
Faça uma infusão de açafrão no caldo de bivalves. Reserve. Refogue a cebola picada sem deixar alourar. Junte o arroz e envolva no azeite. Refresque com o vinho branco e deixe-o evaporar. Junte um pouco de caldo de bivalves. Descasque os camarões, deixando a cabeça e a barbatana caudal, tempere com sal, pimenta e pau de alecrim. Salteie numa frigideira antiaderente com azeite, durante um minuto de cada lado. Adicione a manteiga. Reserve até o risotto estar pronto. Deixe o arroz absorver e volte a juntar mais caldo. Repita esta operação até o arroz estar cozido, sem parar de mexer. Ligue com uma noz de manteiga. Corrija os temperos com sal e pimenta e sirva de imediato. Pode guarnecer com cebola frita.


E é isto. Hoje mais uma prova oral a partir das 19. 800 25 33 33.

segunda-feira, julho 03, 2006

José Eduardo Agualusa na Prova Oral




Chama-se José Eduardo Agualusa e é um dos maiores escritores angolanos da actualidade. Há muito que o tentávamos trazer à Prova Oral porque desde sempre nos habituamos a ler os seus livros mas sobretudo porque Agualusa é um excelente conversador.


E é de uma boa conversa que estamos à espera para o início de mais uma semana, com este escritor que é fã confesso de Eça de Queiroz ( diz mesmo que depois de Eça há poucos portugueses com humor!) , não gosta de Saramago ( refere que este cultiva o niilismo e é um pessimista que cultiva o desencanto) e finalmente revela que foi marcado por escritores como Rubem Fonseca, Gabriel García Marquez e, claro, Bruce Chatwin.

• Cidadão Angolano - já o dissemos, nascido a 13 de Dezembro de 1960, Agualusa já escreveu livros como “A Conjura (romance, 1989)”, O coração dos bosques (poesia, 1991) ; A Substância do Amor e Outras Crónicas (crónicas, 2000) ; O Homem que Parecia um Domingo (contos, 2002); O Vendedor de Passados (romance, 2004) e o último até à data “Manual Prático de Levitação” (contos, 2005)
Assim, podemos fazer-lhe perguntas, não só sobre os seus livros, mas também sobre a sua relação com Angola, a relação de Portugal com Angola, a apregoada lusofonia e o seu conhecido vicio de viajar ( Agualusa já viveu no Brasil e na Índia). Também é bom falarmos sobre livros que nos marcaram, passagens até e de outros escritores que nos influenciaram.


E é este o mote para a conversa, a partir das 19, contem com o escritor José Eduardo Agualusa em discurso directo na Prova Oral. 800 25 33 33.