quinta-feira, agosto 02, 2007

Até já



A Prova Oral foi de férias. Mas volta.

quarta-feira, agosto 01, 2007

Fumo



O jornalista Pedro Rolo Duarte vem hoje à Prova Oral falar do livro que acabou de publicar, Fumo - Deixar de fumar é lixado e mais 80 lições que eu vivi (edição da Oficina do Livro).

Uma amostra: «Lição nº 5: A rotina é o bode expiatório de quem não sabe continuar a amar
Lição nº 40: Quem não fecha as tampas das sanitas são as mulheres
Lição nº 62: Sempre que há uma geração rasca, há também uma política rasca
Lição nº 77: A normalidade é o desequilíbrio permanente
... Estas são algumas das 80 lições que acompanham o diário de um viciado que decide deixar de fumar, 30 anos depois do primeiro cigarro - três maços por dia quando as noites não acordavam coladas aos dias seguintes. O viciado não pretende ser o desgraçadinho, o coitadinho. Nem pretende estimular fumadores a seguirem o seu "exemplo". Pretende apenas, como diz, deixar a sua impressão digital. O seu olhar. "Desta vez, com estes muros altos que orientaram os dias - os muros do desejo e do vício contrariados por uma decisão a que não quis mesmo escapar". E não tendo escapado, abriu espaço a ideias simples para um quotidiano mais rico.»

Um tema pertinente nestes dias de um anti-tabagismo ora sensato ora contraproducente, às vezes a raiar o fetiche higiénico: via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue, partilhem connosco as vossa relação de amor, de ódio, de amor e ódio ao mesmo tempo, com o cigarro; e, caso alguma vez tenham tentado deixar de fumar, façam-nos aqui a crónica da vossa tentativa.

A partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.